As habilidades que o dentista precisa desenvolver em sua secretária

Compartilhe!

A secretária é uma personagem de fundamental importância em uma clínica odontológica. É responsável pelo bom funcionamento do consultório e consequentemente pela satisfação dos pacientes e deu trabalho afeta até o desempenho do dentista. A secretária é a primeira pessoa no consultório que o paciente tem contato, seja por telefone, seja na forma presencial. Percebe-se aqui a grande relevância dessa profissional em seu negócio.

Na recepção, a sua secretária deve agendar as consultas, atender as ligações telefônicas, receber os pacientes, negociar com os fornecedores, realizar orçamentos, receber os pagamentos dos pacientes, e em alguns casos, auxiliar você preparando a sala de atendimento, esterilizando e organizando os instrumentais, assistindo o paciente, entre outros. Todo esse suporte libera o dentista a exercer o seu ofício com tranquilidade e foco.

A relação da secretária com seus pacientes

Ao se relacionar com os pacientes da clínica, a secretária precisa dominar a habilidade de comunicação, emitindo mensagens claras, objetivas, utilizando palavras de fácil compreensão. Ter sempre um sorriso no rosto, apresentar uma atitude gentil e acolhedora são comportamentos que a profissional deve dominar, para provocar uma boa experiência dos pacientes.

Comunicação entre secretária e paciente 

A sua secretária executa uma boa comunicação quando o seu paciente compreende perfeitamente a mensagem transmitida. Esse é o objetivo da comunicação: fazer-se entender pelo receptor. Para isso, a sua colaboradora deve evitar termos técnicos, linguajar rebuscado demais e fala rápida. Além disso, ela deve ter a certeza que o paciente compreendeu, de fato, a mensagem, se colocando à disposição para  esclarecer qualquer dúvida.

A secretária e a habilidade de escutar

Saber escutar é uma das habilidades mais importantes para alguém que deseja ocupar a função do secretariado em uma clínica odontológica. A secretária que desenvolve o dom da “escutatória” passa sempre uma imagem de profissional atenciosa, simpática, paciente e confiável. E isso é fundamental para o bom relacionamento junto aos pacientes.

Algumas características primordiais para essa secretária

Algumas características são primordiais para a secretária de alta performance: ser organizada com a agenda, documentos e registros; ter proatividade, agindo com iniciativa ao invés de esperar o dentista solicitar a execução das tarefas; desenvolver a empatia no relacionamento com os pacientes e demais integrantes da equipe.

A secretária e o domínio da tecnologia

Uma secretária de dentista precisa também dominar a tecnologia, manejando com propriedade e segurança o software de gestão da clínica, gerenciando o e-mail, enviando e recebendo mensagens pelo whatsapp, administrando as redes sociais, utilizando aplicativos bancários. É seu papel, dentista, capacitar e desenvolver todas essas habilidades em sua secretária. Afinal, estamos falando do seu braço direito.

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?