Com certeza, a resposta é sim!
Hoje o Instagram se tornou, entre outras coisas, uma importante ferramenta de busca. Você mesmo já deve ter procurado por lojas, notícias e até serviços na rede social, então com o seu paciente não vai ser diferente.
Chegamos a um ponto em que você pode até ser indicado por outro paciente seu, mas antes desse novo cliente chegar ao seu consultório ele vai procurar o seu nome no Instagram.
Agora você pode me perguntar: “Posso ter um perfil apenas da minha clinica ou consultório, pois tenho vergonha e não gosto de me expor?”
Bom, já seria melhor do que não ter nenhum, mas hoje o cliente está interessado em sentir uma ligação com quem vai atendê-lo e a melhor forma de ter essa ligação direta com o seu cliente é através de um Instagram “pessoal”.
Ademais, o ideal seria ter os dois: um Instagram para a sua clinica ou consultório e outro para você.
Entenda a diferença entre eles:
Instagram Profissional:
No Instagram da Clinica ou Consultório você deve abordar sempre temas institucionais, como explicar a origem da sua clinica , apresentar a sua equipe, dar dicas e informações sobre os procedimentos, além de expor seus horários de atendimento e telefones de contato. Não esqueça também de humanizar a sua página com fotos de seus pacientes e/ ou depoimentos.
Instagram Pessoal:
No seu Instagram “pessoal” você precisa mostrar uma ligação direta com seu público e o motivo das aspas é o fato de que você vai ter uma liberdade maior para postar fatos do dia a dia, da sua família, seus momentos de lazer, mas você não pode esquecer de manter um comportamento profissional,
pois o objetivo é mostrar o dia a dia na sua profissão.
Elementos como dicas relacionadas ao procedimento que você faz, fotos de planejamentos de seus casos e as enquetes sobre as curiosidades da área que você atua geram muita interação com o público. Além disso, mostre os seus resultados, hoje as fotos de antes e depois são liberadas pelo CRO desde que você coloque que foi realizado por você.
O ideal é mesclar situações do seu ambiente de trabalho com os seus momentos de lazer para que o seu conteúdo seja leve e interessante.
Entre as vantagens de você se “expor ” um pouco nas redes sociais , além de facilitar que você seja visto por pessoas que não te conhecem, pode ajudar a criar conteúdos para conversas com seus pacientes atuais.
Acredite, seus pacientes vão adorar ver o que você gosta de fazer no seu tempo livre, eles comentam sempre quando chegam ao consultório e facilita muito na hora de ter assunto para uma conversa e no acolhimento durante o atendimento.
Então, se você ainda não está inserido nessa plataforma, comece o quanto antes, pois daqui a pouco pode surgir uma outra novidade e você tem que acompanhar o que está acontecendo na internet e nas redes sociais.
Principais dicas para começar:
– Transforme seu Instagram pessoal;
– Comece a postar todos os dias ( vários stories e pelo menos um post no feed a cada 2 dias);
– Se posicione;
– Crie enquetes simples para interagir e conhecer o seu público;
Por hoje é só, curta o post se você quiser saber mais dicas sobre o posicionamento no Instagram!