Em uma clínica odontológica, um erro muito comum é quando os profissionais imaginam que, para cativar um paciente, precisam apenas fazer uma limpeza ou extração sem dor. Os pacientes de uma clínica devem sempre ser considerados clientes e, por isso, é preciso construir com eles um relacionamento sólido, que faça com que eles o procurem sempre que precisarem de um atendimento odontológico.
Desta forma, é muito importante que o dentista seja capaz de encantar e fidelizar seus pacientes, seus colaboradores e seus sócios (caso haja). Ou seja, todos aqueles que estão envolvidos no processo e que ajudam a manter a clínica funcionando. Para isso, o marketing de relacionamento é fundamental, pois ele não só ajuda a aumentar a qualidade dos serviços prestados como também dá ao profissional as ferramentas necessárias para que ele seja capaz de suprir as necessidades de seus pacientes.
Pensando nisso, elaboramos um texto onde mostramos como o marketing de relacionamento pode criar um ambiente positivo, gerando um relacionamento produtivo entre dentistas e pacientes.
Como o marketing de relacionamento pode ser aplicado com seus pacientes?
O marketing de relacionamento, em uma clínica odontológica, tem o objetivo de construir uma boa relação entre dentista (e seus colaboradores) com seus pacientes. No mercado de saúde, essa preocupação é muito importante em função da alta competitividade que afeta o segmento. Se não sou bem atendido aqui, rapidamente busco um serviço de qualidade em outro lugar.
Por isso, ao aplicar o marketing de relacionamento com seus clientes, é importante realizar com frequências pesquisas e avaliações, para que possa sentir o que seus clientes estão pensando de seus serviços. Sua equipe é uma parte muito importante do processo. Por isso, eles precisam estar sempre felizes com seu ambiente de trabalho, além de ser muito bem treinados e capacitados para atender às demandas do público.
Base de contatos
Em uma clínica é muito difícil o profissional decorar o nome de todos os seus pacientes, bem como os procedimentos a que irão se submeter. São muitas informações para processar. Assim, uma forma de aplicar o marketing de relacionamento com seus clientes é saber o que ele realmente espera. O fim de uma dor de dente? Sim, mas o que mais? Quais as características desses pacientes merecem ser levadas em consideração? Como dar um atendimento personalizado a cada um deles?
O paciente, assim como o cliente em uma loja física ou virtual, quer se sentir especial, e essa é uma das poucas maneiras que isso é possível: com um atendimento diferenciado em relação ao que ele experimenta na concorrência.
Contato
O contato com um paciente de uma clínica odontológica deve ser constante e não pontual, quando interessa à clínica. Uma boa alternativa é o desenvolvimento e a veiculação de conteúdos voltados a esse público, com orientações, curiosidades e dicas de cuidados bucais, na forma de texto ou vídeos. Esqueça as propagandas e promoções.
O paciente precisa se sentir valorizado. O segredo é ser interessante, e não interesseiro. Essa comunicação pode ser feita, por exemplo, por e-mail marketing, Whatsapp ou através das redes sociais.
Vale a pena também que o consultório invista na montagem de uma central de atendimento para seu site, permitindo que os clientes tenham sempre uma resposta para cada uma de suas perguntas.
Relacionamento
O marketing de relacionamento diz, basicamente, como a empresa se relaciona com o cliente, e como ela pode cativá-lo. Para um consultório é nesse momento em que se nota o poder dessa estratégia de marketing. O paciente procuraou seu consultório, inicialmente, por causa do preço ou da localização? Então é hora de conquistá-lo com seu atendimento, com as informações passadas ou mesmo com as inovações tecnológicas presentes no consultório.
O consumidor, seja ele um paciente dentário ou alguém que está disposto a comprar uma roupa, é bastante exigente e quer ser bem tratado. Por isso, é importante que sua equipe esteja treinada para ouvir o que ele tem a dizer.
Tenha sempre as respostas à mão e seja sempre capaz de fornecer as respostas para problemas que eles sequer sabiam que tinham. Com esses cuidados você verá como seu paciente sairá satisfeito.