Como o inverno pode afetar a saúde bucal do seu paciente

Compartilhe!

No inverno, as queixas dos pacientes em relação aos dentes podem aumentar muito. Os incômodos podem ser causados pelos hábitos decorrentes da baixa temperatura e até mesmo pela reação do corpo em relação à mudança climática. Separamos aqui alguns dos principais problemas causados pela estação. É interessante ficar atento a essa estação para se preparar em relação às situações que vão chegar com mais frequência no seu consultório.

Sensibilidade

A diferença de temperatura do ambiente e do corpo acaba sendo maior durante o frio, isso pode aumentar a sensibilidade dos dentes. Além dessa situação, as pessoas passam a consumir bebidas quentes com mais frequência e em maior quantidade.

É nesse momento em que você pode reforçar com os pacientes o uso de géis contra a sensibilidade e orientá-los a tomar cuidado com o excesso de bebidas quentes.


Cárie  

Nos dias frios, o nosso corpo gasta mais a energia para nos manter aquecidos, o que faz com que as pessoas sintam mais fome, o que aumenta também a vontade de comer mais doces. Não é novidade para você, dentista, que os doces contribuem para o surgimento da cárie, mas para demonstrar que você se preocupa com as futuras dores do seu paciente, é importante alertar o cuidado com o excesso de açúcar nesta época.

Sinusite

Além da dor causada pela sensibilidade e pela cárie, os pacientes podem se queixar com mais frequência de dores nos dentes sem relação com esses dois problemas. Uma outra situação que pode causar esse incômodo durante o inverno é a sinusite.

A sinusite é uma inflamação do revestimento interno dos seios da face (também chamados de seios paranasais), que são cavidades cheias de ar no interior dos ossos que se localizam ao lado do nariz ou nas maçãs do rosto. As raízes do dente ficam bem próximas dessas cavidades e essa inflamação acaba atingindo a arcada dentária.

Neste caso, é bom recomendar ao paciente que ele beba muita água para hidratar as mucosas e diminuir os incômodos da inflamação, mas é importante ressaltar que ele deve procurar um otorrinolaringologista para tratar da sinusite com a medicação correta.

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?