Como brindes no final da consulta podem otimizar o tratamento do paciente

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Qual paciente não gosta de receber um mimo no final do atendimento, não é mesmo? E os brindes fazem parte de uma ótima estratégia de fidelização, pois são objetos que o paciente leva para casa e que vão ajudar com que ele lembre de você com mais frequência. Mas existe uma outra estratégia que pode ser utilizada para otimizar o tratamento que você está realizando em cada situação.

Você já ouviu falar de reforço positivo? É uma ferramenta de incentivo que consiste em presentear uma pessoa como resposta de uma ação ou uma resposta dada por ela. EL pode ser aplicado em vários tipos de situações e, no seu consultório, pode ser utilizado para incentivar um paciente a concluir um tratamento ou fazer com que ele tenha hábitos que melhorem sua saúde bucal no dia a dia.

E como utilizar o reforço positivo no consultório?

Vamos lá! Você está tratando de um paciente com gengivite, mas boa parte da recuperação do paciente depende dele a utilização correta e mais frequente do fio dental. Você sabe quando o paciente realmente utilizou ou não! Então, diga a ele que se ele passar a ter esse hábito diário e fazer sua parte na higienização, ele vai ganhar um mimo como paciente exemplar!

O fato dele ganhar algo em troca de seu esforço pode contribuir para que ele realmente utilize o fio dental com mais frequência para te mostrar que vai fazer por merecer a recompensa prometida!

Em casos de odontopediatria isso pode ser mais efetivo ainda, pois crianças levam muito mais a sério o que os adultos dizem. E se a recompensa for algo divertido, pode acreditar que ela vai fazer o que você pediu! O reforço positivo pode ser uma estratégia para fazer com que ela comece sozinha a realizar a higienização bucal, entenda a importância de escovar os dentes todos os dias para evitar o aparecimento das cáries.

Neste caso, os pais vão te ajudar! Você pode ter uma conversa com os responsáveis para que eles incentivem as ações em casa para ganhar o presente na próxima consulta do dentista. Quando a criança ganha, ela vai sentir a sensação de dever cumprido pela recompensa que conseguiu e quando ela menos perceber, a escovação diária será natural.

Mas o que dar de brinde?

Para utilizar o reforço positivo, é interessante que o brinde seja algo que o paciente iria adorar ganhar, mas não compraria, ou no caso das crianças, que o pai não compraria. Tem que ser algo útil, que ele veja e sinta vontade de ter. Assim, ele pode dar mais valor no que você pediu a ele.

Uma opção que combina muito com o seu trabalho e é muito solicitada pelos dentistas aqui da Dentalclean PRO são os estojos adultos com artes do Romero Britto e os kits infantis escolares. Além de terem um material resistente e serem práticos para o uso, eles podem ser personalizados com o seu nome, telefone, rede social ou o de sua clínica. 

  

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