Uma análise do mercado de trabalho da odontologia

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Para quem já está formado a um tempo, ou para quem está entrando para o mercado de trabalho agora, fazer uma análise é interessante para refletir sobre a própria atuação ou para ter um direcionamento em relação a que tipo de especialidade seguir, em que região atender e até mesmo o que fazer para conquistar reconhecimento entre outros profissionais e pacientes.

O Brasil é um dos países com mais dentistas no mundo. Dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) de 2010 mostravam que o país estava em primeiro lugar, concentrando 19% dos profissionais. Atualmente, ainda de acordo com o CFO, existem 332.553 cirurgiões-dentistas ativos.

Os dados podem transmitir uma impressão de saturação do mercado, mas a distribuição desigual desses profissionais no país pode ser uma oportunidade de crescer em regiões mais carentes da profissão, como o Norte e o Centro-Oeste.

 

Fábio Iwakura é consultor de gestão e marketing para clínicas odontológicas e um de nossos colunistas. Segundo ele, há oportunidades nas regiões carentes e nas regiões com mais presença de dentistas. “Buscar regiões com menos concorrência é uma saída para um dentista recém-formados terem uma chance mais rápida de crescimento. Mas mesmo regiões em mais saturadas, ainda há espaço para chegadas de novas clínicas, pois ainda há uma demanda reprimida que vem de uma grande parte da população que precisa de serviços odontológicos”, explica.

Em relação às especialidades, a Ortodontia é a mais buscada pelos profissionais para a atuação, seguida pela Implantodontia e Endodontia. Mas além dessas áreas, existem mais 20 registradas no Conselho que podem ser mais bem exploradas e usadas como um diferencial em relação à concorrência.



Ainda de acordo com Iwakura, há também outros fatores que contribuem muito para que o profissional se diferencie dos outros, como a boa gestão financeira do consultório e uma gestão de imagem com um trabalho de marketing bem feito.

Ele também ressalta que a falta de um aprofundamento relacionado a esses fatores na grade da faculdade faz com que os profissionais de odontologia tenham muita dificuldade de se desenvolverem melhor no mercado. “O crescimento do profissional vai depender de como ele investe em sua estrutura e em sua imagem. Ele precisa estar preparado para ter um posicionamento competitivo em relação aos outros profissionais”, completa.

Além de ter uma visão ampla de como está o mercado no país, é bom se perguntar o que mais você precisa ter de conhecimentos, que vão além das áreas da Odontologia, para conquistar o mercado como um bom profissional. Por isso, parar de se informar nunca poderá ser uma opção.

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