Pelo menos 5 redes sociais fazem parte dos aplicativos instalados nos celulares dos brasileiros. Elas competem com a televisão e os aplicativos de streaming que podem ser acessados pelo celular e computador como principal meio de entretenimento de pessoas de todas as idades. Se você quer aparecer para o seu público sem muito investimento, elas são uma das melhores opções de mídia. Mas nem sempre investir em todas as redes sociais ao mesmo tempo é a melhor estratégia.
Vamos começar com dados! Veja só quais são as dez redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros em 2021, segundo a empresa de marketing digital, Resultados Digitais:
- Facebook (130 mi)
- YouTube (127 mi)
- WhatsApp (120 mi)
- Instagram (110 mi)
- Facebook Messenger (77 mi)
- LinkedIn (51 mi)
- Pinterest (46 mi)
- Twitter (17 mi)
- TikTok (16 mi)
- Snapchat (8,8 mi)
Um fato curioso e interessante de se prestar atenção é que até 2019, o Tik Tok nem aparecia entre as 10 redes sociais mais utilizadas, mas com a pandemia e a transformação dos costumes de todos, algumas coisas mudaram. As pessoas passaram a ficar mais em casa e os vídeos curtos e rápidos de conteúdos diversos da plataforma caíram no gosto dos usuários e ela ganhou destaque de 2020 para cá.
O que chama a atenção nessa plataforma é a rápida viralização e alcance dos conteúdos quando são publicados com a estratégia certa, utilizando as músicas oferecidas no próprio Tik Tok e seguindo as trends do momento! Muitos profissionais têm utilizado o aplicativo para produzir vídeos que unem humor e conteúdo para alcançar seguidores e gerar credibilidade para sua imagem.
Para acompanhar essa tendência de vídeos curtos e não perder seus usuários, o Instagram passou a oferecer um recurso muito parecido com o Tik Tok, chamado Reels. Com isso, além da possibilidade de publicação de fotos, imagens em carrosséis, IGTV e stories, também é possível a publicação de vídeos mais dinâmicos em uma área só para esse tipo de conteúdo.
A tendência de vídeos curtos com conteúdos informativos tem chamado muito a atenção dos profissionais da Odontologia. Se você pesquisar a hashtag #dentista #odontologia e outras relacionadas a esse universo nessas plataformas, vai conseguir inspiração para começar a produzir o seu conteúdo próprio e interagir mais com seguidores que podem se tornar seus pacientes.
E para você começar com pé direito, temos alguns artigos que podem te ajudar a ter sucesso com essas redes sociais:
Aplicativos que podem te ajudar na produção de conteúdo!