E os óculos de proteção, servem pra quê?

Compartilhe!

Ao atender nossos pacientes, temos a expectativa de proporcionar um sorriso mais bonito, curar uma patologia, melhorar a oclusão, etc. Uma lesão ocular ou infecção ocular estão bem fora da nossa imaginação. No entanto, infecções e lesões oculares são exatamente o que pode acontecer se nossos olhos não forem protegidos durante o atendimento odontológico. Além disso, esse perigo existe tanto para nós dentistas quanto para nossos pacientes.

Lesões e infecções nos olhos vêm de uma variedade de riscos em um consultório odontológico!

A preservação da visão e a proteção adequada para os olhos são importantes tanto para os pacientes quanto para os membros da equipe odontológica. Os pacientes com distúrbios oculares comuns devem ter certeza de que os dentistas protegerão seus olhos e reduzirão qualquer ameaça de progressão da doença. Todos os pacientes e membros da equipe odontológica devem usar proteção ocular durante todo o atendimento.

Riscos para os olhos em um consultório odontológico incluem:

– Traumas oculares e/ou cortes de pinças e instrumentos pontiagudos.

– Conjuntivite (inflamação) causada por contaminantes da água do equipo, alta rotação e seringa tríplice.

– Trauma por partículas projetadas por equipamentos, como brocas, limas, jatos de água, etc.

– Infecções microbianas de névoas de resfriamento de peças de mão contaminadas, unidades de profilaxia e ultrassom. Elas podem conter vírus, como por exemplo SARS-COV-2 (causador da COVID-19), hepatite B e herpes, e bactérias patogênicas.

– Radiação eletromagnética de lasers e danos de raios ultravioleta de luzes de polimerização.

 

Felizmente, algumas medidas de proteção muito simples servem para prevenir lesões e infecções nos olhos.

Todas as pessoas durante um procedimento odontológico devem usar proteção ocular. Isso significa óculos de proteção para pacientes; óculos de proteção e/ou face shield para o dentista e sua auxiliar.

Como o aerossol gerado durante o atendimento pode estar contaminado e pode persistir por horas, os óculos de proteção devem ser utilizados entre atendimentos e só devem ser retirados em outro ambiente ao final do turno de trabalho.

Dica: compre óculos confortáveis e com eficiência comprovada contra aerossóis.

Se for utilizar laser ou fotopolimerizador, tanto pacientes como a equipe odontológica devem utilizar óculos específicos para proteção contra danos na retina. A cor da lente e o nível de proteção dependem do laser que está sendo usado, portanto, consulte o fabricante ou um especialista para ajudá-lo a fazer a melhor escolha para seus óculos de segurança para laser.

Vale a pena ressaltar que, o uso do face shield ou óculos de grau não excluem a utilização dos óculos de proteção. Prevenir contaminação dos olhos por microrganismos presentes em aerossóis gerados durante o atendimento odontológico é uma tarefa dos óculos de proteção. O face shield protege os olhos e o rosto da contaminação proveniente de gotículas. Se você não sabe a diferença entre aerossol e gotícula, leia aqui (https://dentalcleanpro.com.br/2021/06/14/o-respirador-pff2-e-a-odontologia/).

Além disso, o uso de equipamentos de proteção também deve acontecer durante a limpeza dos materiais e ao reabastecer soluções de processamento.

Os óculos reutilizáveis ​​devem ser limpos entre os pacientes de acordo com as instruções do fabricante. Eu recomendo lavar com água e sabão, e desinfetar com uma substância que não estrague o material dos óculos.

Vital para proteger os olhos em qualquer lugar é garantir que a proteção para os olhos seja funcional e confortável. Por isso, aplique o que acabou de ler aqui para garantir a saúde e a segurança dos olhos para você e seus pacientes.

Mas se você é um paciente, e seu dentista não oferece proteção para os olhos, peça-as. Com pacientes e profissionais proativos, o consultório odontológico pode permanecer um lugar onde olhos e dentes brilhantes saem pela porta.

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?