As aplicações da acupuntura na Odontologia

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Share on linkedin

Você sabia que acupuntura é uma técnica que também pode ser aplicada nos pacientes pelo profissional de Odontologia?

Utilizada para proporcionar efeito analgésico no corpo, aumentar a imunudade e contribuir com o tratamento de diversas doenças, a acupuntura consiste na aplicação de agulhas em locais específicos do corpo e é uma técnica milenar chinesa muito utilizada atualmente em várias áreas da saúde.

No caso da Odontologia, ela foi reconhecida como uma especialidade pelo Conselho em 2015 e passou a ser utilizada pelos dentistas em procedimentos com seus pacientes, mas muitos ainda desconhecem as possibilidades e benefícios que elas podem trazer para os tratamentos odontológicos.

Por isso, com base em informações do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), destacamos em quais situações a acupuntura pode ser aplicada na Odontologia. Confira:

Ajuda a diminuir o “medo de dentista”

Os benefícios podem começar antes do tratamento e poucas sessões são capazes de controlar o paciente ansioso ou com medo de dentista.

Pré-operatório e preparação para procedimentos

A acupuntura possibilita o aumento da abertura bucal, o controle da hipertensão arterial, a modulação de algias, inclusive as pulpites, a preparação do paciente para cirurgias estimulando a homeostasia e reparação dos tecidos, podendo, ainda, ser útil controlando a náusea e vômito na hora da moldagem.

Alívio de dores

Quando aplicada durante um tratamento odontológico, a técnica também gera bons resultados nos quadros de disfunção temporomandibular, dores na musculatura facial decorrentes de tensão, nevralgias, paralisias faciais e diminuição de salivação.

Pós-operatório

A acupuntura também pode ser aplicada após tratamentos ou cirurgias onde o paciente necessita de medicação em caso de dores após os procedimentos. Outra informação interessante publicada pelo CRO-SP é que nos casos de remoção de terceiros molares, estudo científico comparando dois grupos quanto ao consumo de analgésicos no pós-operatório concluiu que o grupo tratado com acupuntura teve menor consumo de analgésicos em comparação com o grupo que não se utilizou da técnica.

Outras indicações são alívio da dor após ativação de aparelhos ortodônticos e reversão de parestesias decorrentes de procedimento cirúrgico.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus colegas de profissão!

 

 

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

×