O que são os implantes dentários?

Compartilhe!

Utilizado em tratamento de reabilitação oral em pacientes com ausência de um ou mais dentes, os implantes dentários são estruturas fabricadas em titânio, com formato semelhante a um “parafuso”, que servem para simular as raízes dentárias, que são fixados na maxila e/ou mandíbula, servindo de apoio para as futuras próteses dentárias.

Em quais situações o implante dentário é indicado?

Os implantes dentários são indicados para pacientes que, por diversos motivos, perderam um ou vários dentes, seja por extração, trauma dentário ou doença periodontal. Em casos de perda total – em que os pacientes perderam todos os elementos dentários – os implantes também são realizados.

Como é feito o procedimento?

Os implantes ou, popularmente chamado os pinos de titânio, são fixados ao osso maxilar e/ou mandibular, ou seja, no tecido ósseo e funcionam como apoios para as futuras próteses dentárias. Eles atuam como uma espécie de “raiz artificial”, na qual a prótese será rosqueada ou cimentada, permanecendo fixa.

Para realizar o implante, são necessárias duas etapas: a cirúrgica e a protética. Na primeira, acontece a fixação dos implantes ou pinos de titânio no tecido ósseo. Na segunda, que é feita após a cicatrização e regeneração desse tecido ósseo, é colocada a prótese definitiva, que substitui o dente natural.

Terminei a reabilitação com implantes, ainda preciso voltar ao dentista?

Sim! A manutenção do tratamento é muito importante para o sucesso e longevidade do caso. As manutenções devem ser realizadas de forma periódica. A periocidade dessas consultas, variam de acordo com a necessidade de cada caso, podendo variar de 1 a 6 meses. Paciente com higiene deficitária e/ou doença periodontal/periimplantar, precisam retornar em períodos tempos menores (a cada 30 dias, 90 dias), já pacientes com boa higienização e ausência de doença periodontal/periimplantar, o retorno pode ser a cada 6 meses.

O que é feito nessas manutenções?

A cada consulta de manutenção, o profissional vai avaliar a necessidade de remoção das peças ou não, para isso serão necessárias radiografias periapicais ou panorâmicas. Munido dessas imagens, o Implantodontista poderá analisar a integridade dos implantes, coroas e a qualidade óssea ao redor dos implantes. Nos casos com coroas parafusadas e que seja necessário a remoção das coroas, é realizada a remoção das peças protéticas, limpeza dos componentes protéticos e limpeza/polimento das coroas (pode ser realizada no consultório ou laboratório). Durante a manutenção, o profissional vai avaliar a saúde periimplantar do paciente, analisando e tratando de maneira oportuna, desta forma, evitando que a doença periimplantar evolua, chegando a perda dos implantes.

Lembre-se, o Cirurgião-Dentista é peça fundamental na Instrução e Motivação da correta higienização feita pelo paciente!

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?