Procedimentos cirúrgicos pós-covid: você sabe quais são as diretrizes?

Compartilhe!

O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2.

A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas que adoece em decorrência da COVID-19 apresenta sintomas leves a moderados e se recupera sem tratamento especial. No entanto, algumas desenvolvem um quadro grave e precisam de atendimento médico. Os principais sintomas são: febre, tosse, cansaço, perda de paladar e/ou olfato.

No Brasil já são mais de 21,6 mi de pessoas infectadas e mais de 602 mil mortes.

No período pós-covid, muitos pacientes procuram o seu Cirurgião-Dentista e, alguns deles, necessitam ser submetidos à cirurgia oral. E fica a pergunta: o que sabemos sobre a realização de procedimentos cirúrgicos que foram contaminados com a Covid-19?

O tratamento é o mesmo para todos os pacientes ou altera de acordo com a gravidade da doença?

Os estudos publicados recentemente, nos nortearam em relação a diretrizes preconizadas para procedimentos cirúrgicos em pacientes pós-Covid-19.

Tendo em vista as alterações sistêmicas que ocorrem nos pacientes que foram contaminados, se faz necessário obedecer um período de espera (pós-Covid) para a realização de cirurgias eletivas.

Os períodos são:

  • 4 semanas para pacientes assintomáticos ou sintomáticos leves recuperados;
  • 6 semanas para sintomático que não foi hospitalizado;
  • 8 a 10 semanas para pacientes sintomáticos, que são diabéticos, imunossuprimidos ou que foram hospitalizados por complicações da COVID-19;
  • 12 semanas para os pacientes que necessitaram de internação em UTI por complicações da COVID-19.

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?