Tendências de Marketing Odontológico para 2022

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A odontologia se encaixa em dois nichos do marketing: marketing de serviços e marketing de relacionamento.

Através do marketing de serviços o dentista utiliza estratégias para se diferenciar da concorrência e através do marketing de relacionamento o profissional fideliza seus pacientes.

Investir em marketing para dentistas é uma ferramenta essencial para se diferenciar da concorrência.

Através de estratégias assertivas de marketing on-line e off-line, o dentista tira as dúvidas dos seus pacientes e cria uma relação de confiança.

Neste artigo vamos falar sobre as principais tendências de marketing para 2022 e como aplicá-las no consultório odontológico.

Conheça 5 tendências de marketing odontológico para 2022

As ferramentas de marketing tornaram-se grandes aliadas das empresas na divulgação da marca, produtos e serviços.

Como o mercado está em constante movimento, há tendências de marketing que devem ser utilizadas para atingir o objetivo da empresa com o público – alvo escolhido.

Esta regra também vale para o mercado odontológico. Escolhemos 5 tendências de marketing para 2022 que podem ser utilizadas no consultório odontológico.

Devido ao alcance da internet e a mudança do comportamento do consumidor devido à pandemia, as dicas a seguir estão direcionadas ao marketing digital.

 

  • Marketing Digital

 

Ter presença digital através de site e redes sociais pode levar conhecimento a um grande número de seguidores, levando a interação para o ambiente off-line, ou seja, o consultório odontológico.

É importante ter o site responsivo, atualizado e utilizando palavras de grande busca na internet, as chamadas palavras-chave.

Redes sociais atualizadas e com frequência constante de postagens são fundamentais para criar relacionamento com o público alvo.

 

  • Storytelling

 

Stoytelling é uma estratégia de comunicação para contar histórias.

No contexto do marketing, essa técnica serve para transmitir uma mensagem de um jeito mais assertivo, utilizando elementos específicos como personagens, situações, conflitos/dúvidas e mensagens. 

Pode ser utilizado no site, redes sociais e conteúdos de marketing interativo.

 

  • Marketing Interativo

 

Além de criar relacionamento com seus pacientes e futuros pacientes, o marketing interativo é um termômetro para saber se sua estratégia de comunicação está atingindo os objetivos desejados.

E-books, infográficos, quizzes, questionários de opinião, vídeos e podcasts são algumas das opções de conteúdos que podem ser utilizadas com o objetivo de gerar engajamento.

 

  • Ferramentas Google

 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que permite que as empresas sejam encontradas na busca do Google e no Google Maps. Também permite que clientes avaliem os serviços utilizados.

Através do Google Analytics você avalia a performance do seu site e as páginas de maior interesse do público.

Através do planejador de palavras-chave do Google, você pode utilizar as palavras mais buscadas em seu site e no Google Meu Negócio.

Utilize a ferramenta Google Trends para saber a tendência de buscas sobre a odontologia.

 

 Como implantar as tendências de marketing no consultório odontológico?

 

Agora que você conhece as principais tendências de marketing odontológico para 2022, vamos das algumas dicas práticas que como utilizá-las:

 

  • Utilize as ferramentas Google para seu site ser bem rankeado no sistema de busca;
  • Utilize posts e stories das redes sociais para divulgar o ambiente do consultório, cuidados com biossegurança e seu conhecimento técnico;
  • Seus pacientes podem deixar depoimentos em avaliações do Google, Facebook e em sites focados em serviços de saúde;
  • Utilize técnicas de storytelling e marketing interativo para fazer lives e webinários falando sobre saúde bucal;
  • Utilize de storytelling para criar conteúdos para e-books, infográficos, vídeos e podcasts;
  • Use o marketing interativo para fazer perguntas para as pessoas interagirem em vídeos, posts, quizzes e questionários;

 

Para finalizar nossas dicas, é importante lembrar que todas as ações devem respeitar o código de ética odontológico. Inclusive o capítulo VX detalha as normas para a divulgação de serviços odontológicos: “do anúncio, da propaganda e da publicidade”.

 

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