O marketing de relacionamento é um conjunto de ações realizadas para desenvolver uma relação personalizada e contínua com o consumidor, visando não somente o aumento das vendas, mas a fidelização do cliente.
Através do marketing de relacionamento, o dentista constrói sua marca no mercado, atrai novos clientes e fideliza os pacientes antigos, tornado os clientes divulgadores do consultório.
Como fazer marketing de relacionamento no consultório odontológico?
Através do marketing de relacionamento, o paciente indica seus serviços para conhecidos através do relacionamento interpessoal ou em depoimento em redes sociais.
Isso faz com que o dentista atraia novos pacientes através da indicação de quem já é paciente, sendo visto como autoridade em sua área de atuação e aumentando sua credibilidade no mercado.
O marketing de relacionamento para dentistas é indicado para alcançar os seguintes objetivos:
- fortalecer o relacionamento com o paciente;
- aumento da lembrança da marca/consultório;
- atração de novos pacientes;
- retenção de atuais clientes;
- tornar o cliente defensor e divulgador da marca/consultório
Para criar uma estratégia de marketing odontológico assertiva, o primeiro passo é mapear o perfil dos pacientes, entendendo quem são os seus clientes. Desta forma você pode oferecer um serviço direcionado.
Para mapear o perfil dos pacientes, é necessário o dentista coletar as seguintes informações;
- faixa etária;
- como o paciente conheceu o consultório;
- quais as necessidades de tratamento;
- os medos e inseguranças que dificultam o paciente realizar o tratamento odontológico;
- como eles avaliam seu atendimento através de pesquisa de opinião;
- os diferenciais que o cliente enxerga em seu atendimento;
- as redes sociais mais utilizadas pelos pacientes;
Desta forma você conseguirá entender melhor como os seus clientes enxergam os pontos fortes e fracos do consultório e qual a expectativa em termos de atendimento, criando estratégias que minimizem os medos e inseguranças.
Conheça 7 dicas para fazer marketing de relacionamento no consultório odontológico
O marketing de relacionamento no consultório começa na consulta de avaliação, onde o paciente deve se sentir seguro para iniciar o tratamento odontológico.
Além disso, o dentista deve aplicar o marketing odontológico durante o atendimento e ter estratégias para fidelizar o cliente após o término do tratamento.
Pensando em todas as etapas do atendimento, criamos esta lista para você atrair e fidelizar seus pacientes:
- Folders sobre saúde bucal
Através de folders com a logo do consultório, você pode orientar seu paciente sobre cuidados preventivos, cuidados pós operatórios e orientação sobre higiene bucal.
- Brindes
Escovas dentais e kits de higiene bucal personalizados com o nome do dentista/consultório é uma excelente forma de ser lembrado pelo paciente.
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- Controle de datas de atendimento
O dentista monitorar as datas que o cliente compareceu no consultório odontológico é fundamental para acompanhar a continuidade do tratamento e a necessidade do retorno ao consultório.
- Faça contatos através de ferramentas digitais
WhatsApp e ferramentas de agendamento são excelentes para confirmar consultas e lembrar o paciente de datas de retorno para acompanhamento clínico.
- Redes Sociais
Utilize as redes sociais para conhecer melhor seus pacientes e futuros pacientes, através de posts interativos. Desta forma você coleta informações para ações de captação e fidelização.
- Datas Comemorativas
Utilize WhatsApp ou e-mail para parabenizar seu pacientes em datas como aniversário e outras datas comemorativas.
- Pesquisa de Opinião
Realize pesquisas de opinião para saber o que o paciente achou do ambiente do consultório, do atendimento na recepção e do tratamento odontológico.
Desta forma você conhece mais o perfil do seu público e identifica pontos de melhoria.
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