Como realizar um atendimento personalizado na odontologia?

Compartilhe!

O atendimento personalizado no consultório odontológico é baseado nos conceitos da odontologia humanizada, onde o tratamento é totalmente voltado às necessidades bucais e emocionais do paciente.

O dentista analisa as necessidades e expectativas do paciente e planeja o atendimento personalizado para cada paciente.

O foco é na experiência do cliente e não somente na realização do tratamento odontológico.

6 DICAS PARA ATENDIMENTO PERSONALIZADO NA ODONTOLOGIA

A ideia da odontologia personalizada é oferecer atenção plena ao paciente, com foco no cliente como um todo, não somente na queixa principal (motivo da consulta odontológica).

É uma forma de atendimento voltada ao acolhimento do indivíduo, desde a espera na recepção até o relacionamento profissional pós consulta.

Para facilitar a prática no seu consultório, elaboramos 6 dicas sobre odontologia personalizada:

  • O atendimento começa na recepção

A sala de espera de um consultório odontológico pode ser sinônimo de apreensão e ansiedade para o paciente, principalmente se for a primeira consulta.

Um ambiente agradável, de cores claras, confortável e aconchegante, além de uma recepcionista atenciosa são fundamentais para passar confiança ao atendimento odontológico.

  • Criar empatia

Criar um vínculo entre paciente e profissional é um passo fundamental para sucesso do tratamento, além de ser um fator essencial para a fidelização do paciente.

Na maioria das vezes o paciente está sensibilizado emocionalmente devido à dor, estética ou ambos, por isso é fundamental que o paciente se sinta acolhido pelo profissional durante o atendimento.

  • Atenção à rotina do paciente

Para o sucesso e manutenção do tratamento odontológico, é importante observar os hábitos e a rotina do cliente para oferecer quais as opções de tratamento podem ser realizadas e qual é a mais adequada na opinião do dentista dentro do perfil do paciente.

  • Solucionar as dúvidas do paciente

Mesmo após responder as dúvidas do paciente na primeira consulta, é normal que surjam novos questionemos durante as consultas ou após os atendimentos.

Estar à disposição para responder essas dúvidas deixa o paciente seguro em relação ao tratamento, além de criar um vínculo de confiança com o profissional.

  • Compartilhe o máximo de informações sobre o tratamento

No atendimento odontológico, muitas vezes os pacientes não têm conhecimento sobre os procedimentos que serão realizados, o que pode gerar medo, insegurança e ansiedade.

Para evitar esse tipo de situação, o profissional deve informar as etapas do atendimento e o que será realizado em cada consulta.

  • Manter contato após a alta odontológica

O atendimento odontológico continua depois que o tratamento acaba.

O pós atendimento é fundamental para a fidelização do paciente, pois reforça o atendimento humanizado.

Entrar em contato em aniversário, datas comemorativas, fazer contato para saber sobre a manutenção do tratamento e agendar consultas para revisão e prevenção são excelentes formas de demonstrar interesse ao paciente.

Como podemos ver, a odontologia personalizada prioriza a empatia e acolhimento, oferencendo uma experiência positiva em todas as etapas do tratamento, desde o contato inicial até o fim do tratamento odontológico.

O atendimento humanizado gera benefícios para o paciente e influencia diretamente nos bons resultados do consultório.

Quer saber mais como oferecer uma experiência posta em seu consultório? Acompanhe nosso blog e siga a Dentalclean PRO no Instagram!

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?