O atendimento personalizado no consultório odontológico é baseado nos conceitos da odontologia humanizada, onde o tratamento é totalmente voltado às necessidades bucais e emocionais do paciente.
O dentista analisa as necessidades e expectativas do paciente e planeja o atendimento personalizado para cada paciente.
O foco é na experiência do cliente e não somente na realização do tratamento odontológico.
6 DICAS PARA ATENDIMENTO PERSONALIZADO NA ODONTOLOGIA
A ideia da odontologia personalizada é oferecer atenção plena ao paciente, com foco no cliente como um todo, não somente na queixa principal (motivo da consulta odontológica).
É uma forma de atendimento voltada ao acolhimento do indivíduo, desde a espera na recepção até o relacionamento profissional pós consulta.
Para facilitar a prática no seu consultório, elaboramos 6 dicas sobre odontologia personalizada:
- O atendimento começa na recepção
A sala de espera de um consultório odontológico pode ser sinônimo de apreensão e ansiedade para o paciente, principalmente se for a primeira consulta.
Um ambiente agradável, de cores claras, confortável e aconchegante, além de uma recepcionista atenciosa são fundamentais para passar confiança ao atendimento odontológico.
- Criar empatia
Criar um vínculo entre paciente e profissional é um passo fundamental para sucesso do tratamento, além de ser um fator essencial para a fidelização do paciente.
Na maioria das vezes o paciente está sensibilizado emocionalmente devido à dor, estética ou ambos, por isso é fundamental que o paciente se sinta acolhido pelo profissional durante o atendimento.
- Atenção à rotina do paciente
Para o sucesso e manutenção do tratamento odontológico, é importante observar os hábitos e a rotina do cliente para oferecer quais as opções de tratamento podem ser realizadas e qual é a mais adequada na opinião do dentista dentro do perfil do paciente.
- Solucionar as dúvidas do paciente
Mesmo após responder as dúvidas do paciente na primeira consulta, é normal que surjam novos questionemos durante as consultas ou após os atendimentos.
Estar à disposição para responder essas dúvidas deixa o paciente seguro em relação ao tratamento, além de criar um vínculo de confiança com o profissional.
- Compartilhe o máximo de informações sobre o tratamento
No atendimento odontológico, muitas vezes os pacientes não têm conhecimento sobre os procedimentos que serão realizados, o que pode gerar medo, insegurança e ansiedade.
Para evitar esse tipo de situação, o profissional deve informar as etapas do atendimento e o que será realizado em cada consulta.
- Manter contato após a alta odontológica
O atendimento odontológico continua depois que o tratamento acaba.
O pós atendimento é fundamental para a fidelização do paciente, pois reforça o atendimento humanizado.
Entrar em contato em aniversário, datas comemorativas, fazer contato para saber sobre a manutenção do tratamento e agendar consultas para revisão e prevenção são excelentes formas de demonstrar interesse ao paciente.
Como podemos ver, a odontologia personalizada prioriza a empatia e acolhimento, oferencendo uma experiência positiva em todas as etapas do tratamento, desde o contato inicial até o fim do tratamento odontológico.
O atendimento humanizado gera benefícios para o paciente e influencia diretamente nos bons resultados do consultório.
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