As melhores dicas para cuidar da saúde bucal no Carnaval

Compartilhe!

O carnaval é uma festa popular e o carnaval brasileiro é conhecido no mundo inteiro.

Muitas pessoas gostam deste feriado e a época é associada à festa, calor, álcool e beijos, sendo sempre relacionada à excessos, que podem inclusive refletir na saúde bucal.

A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde fornecem diversas informações à população sobre cuidados preventivos nesta data comemorativa, incluindo a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.

Com base nestas informações, a Dentalclean Pro preparou um roteiro com dicas sobre cuidados com a saúde bucal no Carnaval

 

COMO CUIDAR DA SAÚDE BUCAL NO CARNAVAL

 

O Carnaval sempre está associado a exageros. O conjunto formado por calor, má alimentação, excesso de álcool, desidratação e os riscos de doenças transmissíveis fazem do feriado uma data de alerta para riscos de problemas sistêmicos e bucais.

Cientes dos riscos desta data e com foco na promoção da saúde oral, seguem nossas dicas para cuidar da saúde nesta época:

Alimentação e pH da saliva

 

A saliva tem função protetora e seu ph pode ser alterado com a ingestão de certos alimentos.

A bebida alcoólica reduz a produção de saliva e seu excesso pode causar descamação mucosa oral. Além disso, o efeito solubilizante do álcool pode aumentar a permeabilidade das células aos agentes carcinogênicos, como por exemplo o cigarro.

Os refrigerantes, bebidas açucaradas e sucos de frutas cítricas causam a desmineralização do esmalte, contribuindo para a formação de cárie.

A ingestão de água, água doce coco e bebidas isotônicas ajudam na hidratação, auxiliando na recuperação do organismo.

Exposição Solar

Além de proteger a pele utilizando protetor solar, é importante usar protetor solar para prevenir ressecamento e queimadura nos lábios.

Cuidado com doenças

A boca é porta de entrada para vírus e bactérias e diversas doenças podem ser adquiras através do beijo, como mononucleose, sífilis, gonorréia, herpes e candidíase.

Inclusive muitas destas doenças causam manifestações orais. Por exemplo, a gonorréia causa ardência, prurido e vermelhidão, a herpes vesículas bolhosas nos lábios e a sífilis causa lesões indolores no lábio e na língua.

A candidíase é caracterizadas por ardência, placas brancas e vermelhidão. A mononucleose, também conhecida como doença do beijo, causa fadiga, febre, inchaço nas glândulas e dores no corpo., além de lesões na boca e garganta.

COMO MINIMIZAR OS IMPACTOS NA SAÚDE BUCAL

Os cuidados com a saúde oral devem ser constantes e fazer parte da rotina diária, mas os cuidados devem ser redobrados em épocas festivas, pois a mudança repentina de hábitos pode causar diversos impactos negativos na saúde bucal.

Para minimizar os danos causados pelos maus hábitos, é importante tomar os seguintes cuidados

  • Procurar manter os hábitos de higiene bucal, para prevenir a formação de cárie e o surgimento de doença periodontal;
  • Não ficar em jejum por um período longo;
  • Intercalar medida alcoólica com água, para diminuir os impactos no pH da saliva, além de prevenir a desidratação;
  • Usar protetor labial;
  • Goma de mascar sem açúcar para neutralizar o pH da saliva;
  • Não abrir embalagens e garrafas com os dentes, para evitar fraturas

Siga estas dicas, foque em prevenção e aproveite seu Carnaval!

Quer saber mais sobre saúde bucal? Siga a Dentalclean Pro nas redes sociais e acompanhe nosso blog.

 

 

 

 

 

 

 

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?