Gestão financeira: comece a organizar as contas do seu consultório

Compartilhe!

No Instagram nós publicamos três dicas rápidas para você começar a organizar as contas do seu consultório. Aqui no nosso blog nós vamos aprofundar melhor essas dicas para começar o seu planejamento financeiro com o pé direito.

Separe as despesas pessoais das profissionais

Uma dica muito importante e que nem todo dentista faz é a separação das despesas pessoais das do consultório, principalmente quando é apenas um estabelecimento. Por serem gastos de uma pessoa só, podem parecer fáceis de administrar, mas quando se tratam de gastos de empresas, impostos e contas de casa, a forma mais recomendada de organizar e fazer a separação desses títulos.

Isso vai impedir que você tire de um lugar para cobrir as dívidas ou outro e isso pode acabar virando uma bola de neve.

Quando você separa, você consegue distribuir melhor os recursos que você tem para administrar as contas profissionais e pessoais e vai sobrar mais recursos do que imagina no final do mês.

Saiba os custos fixos e variáveis

Você precisa estar ciente dos seus custos fixos e variáveis do mês. E é imprescindível registrar todos esses dados em uma tabela ou software de gerenciamento financeiro. E você sabe identificar isso? Confira:

Os custos fixos são aqueles que quase não tem alteração em seu valor todos os meses, como aluguel, salário de funcionário, conta de água, luz, combustível, entre outros do tipo. Já os variáveis são aqueles que podem aumentar ou diminuir de acordo com o seu negócio como mão –de-obra para algum serviço extra, comissões e brindes para pacientes.

Tendo esses dados, você já vai saber qual é o custo do seu negócio todos os meses e o quanto você precisa se preparar mensalmente para dar conta dos custos variáveis.

Tenha reserva para imprevistos 

Ao ler esse título você deve pensar que ter uma reserva de dinheiro é impossível. Mas ao seguir as duas dicas acima, você vai começar a ter uma visão mais ampla da sua situação financeira para saber como fazer uma reserva para possíveis imprevistos, que vão além dos custos variáveis.

Nunca sabemos quando vai surgir um problema na estrutura do consultório, ou até mesmo quando vai surgir a necessidade de comprar um novo equipamento para as consultas. Para você não utilizar do dinheiro que você já usa em seus custos fixos e variáveis, ter uma reserva é essencial para que você não crie dívidas por falta de planejamento.

Dica bônus: exercite sua capacidade analítica!

Depois de tudo organizado, você será capaz de fazer uma análise de valores que estão pesando no orçamento da clínica, além de ter dados o suficiente para decidir mudar de fornecedor, ou comprar equipamentos de um local mais barato.

Além disso, você poderá saber também como investir os recursos que sobraram na otimização do seu espaço ou atendimento com a contratação de novos funcionários ou até mesmo ampliação da sua clínica!

 

 

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?