Por que prevenção é tão subexplorada na Odontologia?

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Desde o início da formação acadêmica, nós somos treinados a tratar a doença.
Nada de errado com isso, sendo que é algo até natural e esperado: resolver problemas.
O grande equívoco acontece quando focamos apenas nisso e acabamos esquecendo que existe a manutenção da saúde também.

Ao entrarmos na faculdade aprendemos sobre promoção da saúde, muitas vezes dentro da disciplina de saúde coletiva. Algo que parece restrito apenas a ações públicas.

Conforme os anos vão passando, acabamos esquecendo que evitar problemas pode ser muito mais válido do que tratá-los.
Algo que também é reforçado pela própria cultura do país.

O chavão que brasileiro deixa tudo pra última hora, verdade ou não, reverbera também na saúde oral.
Grande parte das pessoas procura o dentista apenas quando a situação já está incômoda (seja fisicamente ou emocionalmente).
Caso contrário, na ausência de dor, o paciente julga estar em plenas condições de saúde oral, sem saber que a ausência de sinais não significa muito, visto que parte das doenças orais mais comuns são silenciosas até que se tornem mais graves (como uma lesão de cárie).

Não há como culpar os pacientes pela falta de informação, sendo um cenário que os próprios dentistas não começaram a se movimentar para mudar.

É preciso iniciar um processo de mudança de mentalidade e inclusão de informações palatáveis frente aos pacientes.
Falar sobre manter saúde deve ser uma constante nos consultórios odontológicos, explorando todos os benefícios de ter uma boca realmente limpa e saudável.

O problema é que falar sobre prevenção se tornou óbvio tanto para o dentista quanto para o paciente, dificultando a absorção de um conhecimento importante para as duas partes.

Falar sobre prevenção para pacientes é como dizer: ‘Visite o seu dentista regularmente’

E o paciente, em seu íntimo, pensa: ‘Volto quando tiver dor’

Isso cria um círculo vicioso difícil de sair, pois o dentista cria a crença de que o paciente nunca volta pra fazer prevenção, mas será que ele muniu o paciente das informações corretas para despertar o desejo de cuidar da própria saúde oral?

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