Importância da influência materna na saúde bucal infantil

Compartilhe!

A Odontopediatria é a especialidade odontológica responsável pelo diagnóstico, prevenção, tratamento e controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente.

A definição da especialidade está descrita na  Consolidação das Normas para Procedimentos nos Conselhos de Odontologia, aprovada pela Resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO) – 63/2005.

Além da atuação do dentista na prevenção e tratamento de problemas bucais, o comportamento e influência da família são fundamentais para a implementação da rotina de saúde bucal na infância e adolescência.

Os bons hábitos alimentares, comportamentais e de higiene bucal  estabelecidos na infância e adolescência são fundamentais para a promoção da saúde bucal em todas as fases de desenvolvimento, incluindo a vida adulta.

Em comemoração ao dia das mães, vamos abordar a importância da relação materno-infantil no desenvolvimento da saúde bucal, pois a gestação, amamentação e influência nos hábitos alimentares possuem relação direta com a saúde oral.

Atuação materna na saúde bucal infantil

Antes de abordarmos sobre importância materna no acompanhamento do tratamento odontológico, é importante falar sobre a atuação do odontopediatra, para entendermos melhor sobre a influência materna e familiar na prevenção de problemas bucais.

Segundo o CFO (Conselho Federal de Odontologia), são áreas de competência para atuação do odontopediatra:

  • promoção de saúde, devendo o especialista educar bebês, crianças, adolescentes, seus respectivos responsáveis e a comunidade para adquirirem comportamentos indispensáveis à manutenção do estado de saúde das estruturas bucais;
  • prevenção em todos os níveis de atenção, devendo o especialista atuar sobre os problemas relativos à cárie dentária, ao traumatismo, à erosão, à doença periodontal, às mal-oclusões, às malformações congênitas e às outras doenças de tecidos moles e duros;
  • diagnosticar as alterações que afetam o sistema estomatognático e identificar fatores de risco em nível individual para os principais problemas da cavidade bucal;
  • tratamento das lesões dos tecidos moles, dos dentes, dos arcos dentários e das estruturas ósseas adjacentes, decorrentes de cárie, traumatismos, erosão, doença periodontal, alterações na odontogênese, mal-oclusões e malformações congênitas utilizando preferencialmente técnicas de mínima intervenção baseadas em evidência;

Agora que falamos sobre a atuação do odontopediatra, vamos conversar mais sobre a atuação materna e familiar:

Uma dúvida muito comum é sobre a idade ideal para levar a criança na primeira consulta odontológica.

O primeiro atendimento não precisa estar relacionado à primeira erupção dentária, pelo contrário, a partir do segundo mês o dentista pode orientar a mãe sobre amamentação, tipos de mamadeira, desenvolvimento  dos ossos face, alimentação e higienização bucal.

O atendimento odontológico desde bebê é importante para o profissional identificar a necessidade da atuação de outros profissionais como um nutricionista (em relação aos hábitos alimentares), otorrino (a respiração bucal pode influenciar negativamente na saúde bucal) e fonoaudiólogo, devido à interposição lingual.

A amamentação (quando possível) é de extrema importância para o desenvolvimento da face, para a boa oclusão e estímulo da respiração nasal.

A qualidade dos alimentos na introdução alimentar é fundamental para o estímulo da mastigação e desenvolvimento da musculatura facial, além de criar o hábito por uma alimentação saudável e pobre em açúcar.

É importante também observar hábitos como chupar dedo e chupeta em excesso, devido à força exercida no palato, gerando má- oclusão. Caso seja necessário o uso de chupeta e mamadeira, é importante pedir orientação ao odontopediatra.

A orientação de higiene bucal, a criação do hábito de escovação após se alimentar, bem como o uso de fio dental, são de extrema importância na saúde bucal infantil.

Como na primeira infância a criança está desenvolvendo a coordenação motora, é importante a mãe e os demais adultos que convivem com a criança repassarem a escovação após a criança escovar.

Durante o atendimento odontológico, a atuação materna é muito importante para transmitir segurança à criança e desta forma, auxiliar o dentista realizar o atendimento.

O sucesso do tratamento em odontopediatria é multifatorial, ocorrendo através de bons hábitos desenvolvidos na criação infantil em conjunto com visitas periódicas ao odontopediatra, visando promover a saúde bucal em todas as etapas do desenvolvimento infantil.

Quer saber mais sobre odontopediatria? Siga a Dentalclean PRO nas redes sociais e continue acompanhando nosso blog.

 

 

 

 

 

 

 

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?