A história das mulheres na Odontologia

Compartilhe!

Dia 08 de março é comemorado o dia internacional da mulher. A data é um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No dia 08 de março de 1917 cerca de 90 mil operárias russas se reuniram na marcha “Pão e Paz” para lutar contra a fome, reivindicar melhores condições de vida e de trabalho para mulheres, o fim da Primeira Guerra mundial e se manifestarem contra as ações do Czar Nicolau II.

A proposta de tornar a data internacional veio da ativista Clara Zetkin, defensora dos direitos das mulheres.

Em 1911 a data foi comemorada pela primeira vez nos seguintes países: Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Como um dia internacional, só foi oficializado pela ONU em 1975.

A Dentalclean PRO, para homenagear este dia tão importante, irá descrever a história das mulheres na odontologia mundial e na odontologia brasileira.

História das mulheres na Odontologia

Lucy Beaman Hobbs Taylor foi a primeira mulher a receber um título de graduação em Odontologia, nos Estados Unidos.
Em 1861, Lucy teve seu acesso negado na faculdade de Odontologia pelo simples fato de ser mulher, repetindo o fato ocorrido antes, quando foi recusada no curso de Medicina pelo mesmo motivo.

Naquela época a atividade da odontologia era permitida sem a necessidade da graduação em uma universidade. Sendo assim, ela foi trabalhar no consultório de Jonathan Taff, diretor da faculdade de Odontologia de Ohio. Após um longo período atuando com Jonathan, Lucy optou por ter seu próprio consultório.

Muitos anos depois, graças à seu talento e competência, foi admitida pela Sociedade Odontológica de Iowa, influenciando a Ohio College of Dental Surgery à aceitar Lucy na Universidade e conceder o diploma de Cirurgiã-Dentista.

Ela foi casada com James M. Taylor e ensinou a prática da Odontologia ao marido. Trabalharam juntos até o falecimento de James..
Outra mulher pioneira na Odontologia foi Emeline Robert Jones, que é considerada a primeira mulher à exercer a Odontologia na América, iniciando sua profissão com apenas 17 anos, mas somente após 34 anos de atuação foi admitida em 1912 pela Connecticut State Dental Society.

História das Mulheres na Odontologia Brasileira

No Brasil, o exercício da odontologia por mulheres começou pelo ensino da profissão por pais e maridos dentistas.
A primeira brasileira a receber um diploma de graduação em Odontologia foi Antonia d’Ávila, que se formou no Colégio da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A primeira dentista graduada no Brasil foi Isabella Von Sydow, 40 anos após a graduação de Lucy Beaman Hobbs Taylor nos EUA).
Isabella foi a única mulher que se formou na primeira turma da escola de Odontologia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Os Conselhos de Odontologia foram criados na década de 60 e os homens representavam 90% dos inscritos.
Atualmente, segundo o CFO, as mulheres representam mais de 72% dos profissionais inscritos, entre cirurgiãs-dentistas, profissionais técnicas e auxiliares.

Segundo o site do CFO “o avanço da representatividade feminina na Odontologia também se faz presente em grupos de estudos e pesquisas, nas lideranças políticas e sindicais, nas coordenações municipais e estaduais de saúde e na atual Coordenação-Geral de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde. A militância feminina na odontologia segue com força total também no Sistema Conselhos, por meio de presidências de diversos Conselhos Regionais de Odontologia e no Plenário da atual gestão do Conselho Federal de Odontologia”.

A Dentaclean PRO, através deste texto, homenageia e agradece todas as conquistas femininas e apoia os direitos e conquistas futuras.

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?