O objetivo de ações de marketing no consultório odontológico é captar e fidelizar pacientes, para que eles divulguem o consultório através das experiências positivas durante o tratamento odontológico.
Quando falamos em fidelização de pacientes, não estamos falando somente em atração e retenção de clientes, mas também na reativação de contato e retorno de pacientes antigos.
Para fidelizar um cliente, é fundamental manter um relacionamento com o paciente durante e após o atendimento, a fim de ajudá-lo a identificar a importância do tratamento e manutenção da saúde bucal.
Neste artigo criamos algumas dicas para fidelização de pacientes e orientamos como aplicá-las no dia a dia do consultório.
Dicas de como fidelizar pacientes no consultório odontológico
Através de ações de marketing odontológico para fidelização de pacientes, é possível aumentar a visibilidade do consultório, engajar novos pacientes e fidelizar pacientes antigos.
Neste artigo separamos dicas de ações de fidelização que podem ser realizadas no consultório e em redes sociais para engajar e fidelizar pacientes.
• Experiência positiva no consultório
A experiência do cliente deve ser iniciada na recepção. Secretária com postura acolhedora, cadeira e poltronas confortáveis, cores claras e ambiente com boa iluminação natural criam um ambiente favorável ao atendimento odontológico.
Durante a consulta, é importante solucionar as dúvidas do paciente, mostrar as alternativas de tratamento e orientar sobre a manutenção do procedimento e da saúde bucal. A atenção durante a consulta é um dos aspectos que os clientes mais sentem falta.
Disponibilidade de agendamento online em sites especializados ou via WhatsApp também é uma forma de facilitar o atendimento e estreitar o relacionamento com o cliente.
• Ações em redes sociais
Postar conteúdos informativos é uma forma de agregar valor ao seu consultório. Falar sobre higiene bucal, biossegurança e assuntos sobre sua especialidade clínica fará com que o dentista seja lembrado e associado à conteúdos educativos, passando credibilidade ao público-alvo.
É importante postar conteúdos diversificados, como por exemplo fotos da clínica, bastidores do trabalho (biossegurança, como é feito o planejamento dos casos, tecnologias utilizadas),
depoimentos de pacientes e reposts de menções da clínica.
Criar campanhas de impulsionamento em redes sociais, ações no Google, vídeos e lista de transmissão no WhatsApp são exemplos de ações assertivas no ambiente digital.
• Manter relacionamento após a finalização do tratamento
É importante fazer um planejamento mensal para manter contato com pacientes que já receberam alta odontológica. Enviar mensagens em datas comemorativas, aniversários e lembretes de retorno, além de realizar contato com pacientes que estão ausentes por um longo período é fundamental para criar vínculo com o paciente após o tratamento.
Para que um paciente se seja fidelizado, o dentista precisa estar na memória dele através de experiências positivas.
Ao procurar um dentista , o paciente, além de precisar resolver algum problema ( dor, função ou estética), ele deseja ser ouvido, acolhido e ter seu problema resolvido por alguém que transmita confiança.
Realizar pesquisas de satisfação e entregar ao paciente um formulário de sugestões é uma excelente forma de entender a necessidade do seu público e criar estratégias assertivas de fidelização.