Odontopediatria: como oferecer a melhor experiência do paciente infantil

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Quando falamos em experiência do cliente no consultório odontológico, não se trata somente de técnicas de marketing para o cliente retornar, mas sim de uma experiência positiva do paciente no ambiente do consultório; não só em relação à expectativa do sucesso do tratamento, mas também sobre o acolhimento emocional de quem nos procura.

Estes conceitos também se aplicam ao paciente infantil, pois a criança não é um cliente comum: o consultório odontológico é um ambiente diferente e que pode causar  desconforto e ansiedade nos primeiros contatos.

O ambiente e o atendimento precisam se conectar com a criança, proporcionando acolhimento e bem estar.

Neste artigo vamos descrever algumas técnicas para oferecer uma excelente experiência em odontopediatria.

 

5 DICAS DE EXPERIÊNCIA AO CLIENTE EM ODONTOPEDIATRIA

 

O atendimento personalizado para cada idade e fase do desenvolvimento infantil é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico.

É importante também conversar com o responsável pela criança, para explicar sobre o procedimento e saber um pouco mais sobre o perfil da criança.

Para garantir uma boa experiência à criança, o consultório precisa ter um ambiente agradável e lúdico e o dentista precisa levar em consideração os seguintes fatores:

  • Se é a primeira vez da criança no dentista;
  • Se não for a primeira vez, como foram as experiências passadas;
  • Idade;
  • Cognição da criança

Por isso listamos 5 dicas para ajudá-lo a proporcionar uma experiência do cliente positiva em Odontopediatria:

  • Ambiente:

Um ambiente lúdico ajuda muito na ambientação da criança.

Em relação à recepção, um local colorido, com brinquedos, livros infantis e um cantinho de atividades com papéis e lápis de cor ajudam na ambientação da criança.

Lembrando que tudo deve estar ao alcance do paciente infantil, para facilitar que a criança pegue os objetos. É importante que os móveis tenham canto arredondado, para evitar acidentes.

  • Criar vínculo

Procure saber os gostos da criança e fale sempre sorrindo e brincando com a criança para ajudar formação de vínculo com o paciente.

Também é importante respeitar o tempo da criança e não apressar a consulta.

  • Contato visual:

É importante fazer contato visual com a criança, ficando no mesmo nível/altura quando for explicar o que será feito.

  • Avisar sobre os procedimentos

É fundamental explicar e mostrar  o procedimento antes de fazê-lo, para a criança ficar mais segura.; ela deve ficar à vontade no espaço.

É importante reservar um tempo da consulta para que a criança conheça o consultório e tire todas as suas dúvidas.

Não esqueça de  controlar o ritmo e tom da voz ao falar, comunicando-se de forma clara e acolhedora.

Evite frases ou palavras que remetam à situações dolorosas, para que o foco não fique na possibilidade de dor.

Avisar sobre barulhos ou situações adversar/diferentes ajudam a diminuir a ansiedade, pois a criança sabe o que irá acontecer

  • Motivação do paciente:

É importante motivar a criança durante o atendimento, elogiando o andamento do tratamento e a incentivando à cuidar da saúde bucal.

Ao final da consulta, o dentista pode entregar um brinde.

Brinquedinhos, conjunto de canetinhas e lápis de cor, caixinhas para guardar dentinhos decíduos e kits de higiene infantil são excelentes brindes para entregar após a consulta odontológica.

Quer saber mais sobre como oferecer uma experiência positiva no consultório?

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