Quando falamos em experiência do cliente no consultório odontológico, não se trata somente de técnicas de marketing para o cliente retornar, mas sim de uma experiência positiva do paciente no ambiente do consultório; não só em relação à expectativa do sucesso do tratamento, mas também sobre o acolhimento emocional de quem nos procura.
Estes conceitos também se aplicam ao paciente infantil, pois a criança não é um cliente comum: o consultório odontológico é um ambiente diferente e que pode causar desconforto e ansiedade nos primeiros contatos.
O ambiente e o atendimento precisam se conectar com a criança, proporcionando acolhimento e bem estar.
Neste artigo vamos descrever algumas técnicas para oferecer uma excelente experiência em odontopediatria.
5 DICAS DE EXPERIÊNCIA AO CLIENTE EM ODONTOPEDIATRIA
O atendimento personalizado para cada idade e fase do desenvolvimento infantil é fundamental para o sucesso do tratamento odontológico.
É importante também conversar com o responsável pela criança, para explicar sobre o procedimento e saber um pouco mais sobre o perfil da criança.
Para garantir uma boa experiência à criança, o consultório precisa ter um ambiente agradável e lúdico e o dentista precisa levar em consideração os seguintes fatores:
- Se é a primeira vez da criança no dentista;
- Se não for a primeira vez, como foram as experiências passadas;
- Idade;
- Cognição da criança
Por isso listamos 5 dicas para ajudá-lo a proporcionar uma experiência do cliente positiva em Odontopediatria:
- Ambiente:
Um ambiente lúdico ajuda muito na ambientação da criança.
Em relação à recepção, um local colorido, com brinquedos, livros infantis e um cantinho de atividades com papéis e lápis de cor ajudam na ambientação da criança.
Lembrando que tudo deve estar ao alcance do paciente infantil, para facilitar que a criança pegue os objetos. É importante que os móveis tenham canto arredondado, para evitar acidentes.
- Criar vínculo
Procure saber os gostos da criança e fale sempre sorrindo e brincando com a criança para ajudar formação de vínculo com o paciente.
Também é importante respeitar o tempo da criança e não apressar a consulta.
- Contato visual:
É importante fazer contato visual com a criança, ficando no mesmo nível/altura quando for explicar o que será feito.
- Avisar sobre os procedimentos
É fundamental explicar e mostrar o procedimento antes de fazê-lo, para a criança ficar mais segura.; ela deve ficar à vontade no espaço.
É importante reservar um tempo da consulta para que a criança conheça o consultório e tire todas as suas dúvidas.
Não esqueça de controlar o ritmo e tom da voz ao falar, comunicando-se de forma clara e acolhedora.
Evite frases ou palavras que remetam à situações dolorosas, para que o foco não fique na possibilidade de dor.
Avisar sobre barulhos ou situações adversar/diferentes ajudam a diminuir a ansiedade, pois a criança sabe o que irá acontecer
- Motivação do paciente:
É importante motivar a criança durante o atendimento, elogiando o andamento do tratamento e a incentivando à cuidar da saúde bucal.
Ao final da consulta, o dentista pode entregar um brinde.
Brinquedinhos, conjunto de canetinhas e lápis de cor, caixinhas para guardar dentinhos decíduos e kits de higiene infantil são excelentes brindes para entregar após a consulta odontológica.
Quer saber mais sobre como oferecer uma experiência positiva no consultório?
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