Como o WhatsApp Business pode otimizar o trabalho do dentista

Compartilhe!

O WhatsApp é uma ferramenta muito utilizada no dia a dia, pois permite o envio de mensagens de forma rápida, eficaz e gratuita.

Além de ser utilizado para comunicação pessoal, o WhatsApp pode ser utilizado para facilitar a vida profissional, através da versão business.

O WhatsApp Business pode ser utilizado pelo dentista para otimizar o agendamento de consultas, retornos e facilitar a comunicação entre paciente e profissional, organizando a rotina do consultório. O app nesta modalidade apresenta diversas funcionalidades que facilitam o relacionamento com os pacientes.

Através do WhatsApp Business é possível enviar mensagens automatizadas, com opções específicas para otimizar o tempo do paciente e direcionar a conversa de forma assertiva, bem como enviar mensagens de datas comemorativas, aniversário, comunicados, confirmação de consultas e mensagens de pós-operatório ou cuidados específicos após o tratamento odontológico.

Neste artigo vamos explicar sobre as funcionalidades da versão comercial do WhatsApp e como utilizá-la na odontologia.

Como utilizar o WhatsApp Business na Odontologia?

A versão comercia do WhatsApp foi criada em 2018 para facilitar as relações profissionais, sendo utilizada por profissionais de diversas áreas, incluindo a odontologia.

Quais são as vantagens do WhatsApp Business?

  • No contato, é possível disponibilizar o endereço, horários de atendimento, site e redes sociais do consultório;
  • Agilizar o retorno das mensagens através da etiquetagem dos contatos , criando categorias por necessidades;
  • Criar respostas automatizadas para não deixar o paciente sem retorno fora do horário comercial;
  • Integrar o WhatsApp Business com o software de gestão da clínica, confirmando consultas;
  • Separar o número profissional do número pessoal;
  • Reduzir custos.

Utilizando o WhatsApp Business, o dentista tem as seguintes vantagens:

  • Agendamento e confirmação de consultas

A ferramenta pode ser utilizada para agendamento e lembrete de consultas e retornos, solicitando a confirmação do paciente e desta forma, reduzir o número de faltas.

  • Marketing de relacionamento

O app pode ser utilizado para enviar pesquisas de opinião, mensagens de aniversário, datas comemorativas e informar o período de férias do consultório.

  • Orientações sobre tratamento e pós-operatório

Enviar arquivos com orientações de higiene bucal, pós – operatório e cuidados específicos de acordo com o tratamento realizado é uma forma de facilitar a consulta das informações pelo paciente, além de um respaldo legal para o dentista.

Para utilizar o app de forma adequada e ter excelentes resultados na rotina do consultório, é fundamental o dentista ou a secretária responder as mensagens o mais rápido possível, para não prejudicar o relacionamento com o paciente.

Outro ponto de atenção é evitar mensagens de marketing em excesso, para não gerar spam ou bloqueio do número pelo paciente.

É importante lembrar que as regras do código de ética odontológico também são válidas para o WhatsApp, incluindo informação sobre valores de tratamento.

O dentista deve também deve seguir a Lei Geral  de Proteção de Dados, onde o profissional deve resguardar o sigilo e a privacidade do paciente, falando individualmente com cada cliente, sem divulgar dados para terceiros.

Uma forma de proteger as informações é ativar a confirmação em duas etapas, para impedir o acesso não autorizado à conta do WhatsApp.

O aplicativo, se utilizado corretamente, é uma excelente ferramenta de marketing de relacionamento, facilitando a comunicação entre o paciente e o dentista.

Quer saber mais sobre marketing odontológico?

Siga a Dentalclean PRO nas redes sociais e acompanhe o blog!

 

 

Preencha seus dados abaixo, assim que possível entraremos em contato

Como gostaria de ser contatado?

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa política de privacidade.

WhatsApp!
Olá! Como eu posso te ajudar?