CRM é a abreviatura de um termo em inglês que significa Customer Relationship Management – em português a tradução é gestão de relacionamento com o cliente.
Através de ferramentas de CRM é feita a coleta, organização e análise de dados sobre os clientes de uma empresa.
É essencial para qualquer negócio, pois armazena informações sobre histórico do cliente, compras, preferências e ajuda à identificar as necessidades dos clientes, oferecer as melhores soluções e desta forma, mapear as oportunidades de crescimento para a empresa.
O uso de CRM também pode ser aplicado na Odontologia. É possível realizar agendamento de consultas, utilizar prontuário digital, criar relatórios, enviar e-mail marketing e criar painéis de desempenho para a gestão do consultório odontológico, de acordo com a plataforma escolhida pelo dentista.
Neste artigo vamos falar sobre como utilizar CRM na odontologia e quais os benefícios da gestão do relacionamento com os pacientes.
Como usar o CRM para dentistas?
O principal objetivo do CRM na odontologia é facilitar a gestão do consultório e a comunicação com o paciente, oferecendo a melhor experiência ao cliente, por causa da organização das informações.
Pode ser utilizado para campanhas de marketing, gestão do consultório, organização das informações do paciente (informações pessoais, tratamento clínico, anamnese e exames realizados).
As funções que mais se destacam em um CRM odontológico são:
- Histórico do paciente;
- Agendamento de consultas;
- WhatsApp;
- Chatbot;
- Automação de tarefas;
- Funil de vendas;
- Qualificação de leads;
- E-mail marketing
- Métricas para gestão do consultório.
Através do CRM para dentistas é possível monitorar o número de avaliações novas em um mês (gerenciamento de leads), quais os tratamentos mais procurados (perfil do público-alvo), qual o status do tratamento clínico (em andamento ou finalizado) e organizar o retorno dos pacientes para manutenção do tratamento.
Desta forma, é possível mapear o perfil do cliente, quem possui potencial e monitorar a jornada de compra, agendamento de consultas e aprovação de orçamento, além de estreitar a comunicação através de ferramentas como redes sociais, chat, e-mail marketing e WhatsApp de forma integrada.
Essas ações auxiliam a gestão do consultório e acompanhar o resultado das ações de marketing de relacionamento, fidelizando pacientes.
Em relação à gestão do consultório, veja os benefícios do CRM na Odontologia:
- Marketing
É possível monitorar as avaliações e orçamentos, identificar os canais de comunicação mais eficientes, conteúdos e campanhas que resultaram maior interação (redes sociais, e-mail marketing, WhatsApp).
O dentista também pode acompanhar a jornada do cliente até a fidelização registrando todas as ações e criar um funil de vendas para avaliar a performance do consultório e identificar oportunidades de crescimento do negócio.
A gestão dos leads (clientes em potencial – novos ou antigos que retornam o tratamento) permite um atendimento personalizado, aumentando a conversão de leads e garantindo o sucesso das ações criadas.
- Gestão do Consultório
Utilizar ferramentas de CRM na gestão do consultório agiliza o atendimento e evita a perda de informações, pois centraliza todos os dados e permite uma visão integrada de marketing, relacionamento e negócios.
Outro benefício é a análise de resultados através de relatórios e métricas das ferramentas disponíveis no mercado, permitindo tomar decisões baseadas em dados concretos, realizar ajustes e acompanhar a evolução dos resultados.
A vantagem é poder realizar gestão financeira, de marketing e histórico do paciente em uma única base de dados.
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