Você já deve ter lido por aí várias dicas de como transformar seu consultório em um ambiente cada vez mais agradável para o seu paciente por meio da decoração, certo? Mas hoje, quero te mostrar uma opção que vai além dos elementos físicos e visuais e pode proporcionar uma experiência sensorial diferente a quem frequenta seu ambiente de atendimento.
O marketing olfativo já é muito utilizado em lojas de diversos segmentos e tem o objetivo de mexer com os sentidos das pessoas para fixar a marca na memória dos clientes. Quem nunca sentiu um cheiro e no mesmo instante lembrou de algum momento, pessoa ou alimento? É esse o efeito desse tipo de estratégia.
E a ideia é simples: desenvolver uma fragrância que desperte no cérebro do seu paciente uma sensação tão boa que a vontade de retornar aconteça de forma automática. Calma, tranquilidade e alegria são sentimentos que podem ser despertados com um aroma. Confira alguns elementos que podem estar presentes na fragrância do seu consultório:
Alecrim: se você deseja que o seu paciente sinta energias positivas ao entrar no seu consultório, a fragrância do alecrim é a escolha certa. Além disso, melhora o bom humor, fazendo com que a sensação de felicidade aumente.
Lavanda: agindo diretamente na saúde do indivíduo, o cheirinho gostoso de lavanda melhora o sistema imunológico e o sistema digestivo ao ser expirado pelo paciente, além de proporcionar uma sensação instantânea de bem-estar.
Camomila: a rotina do trabalho deixa qualquer um estressado, né? O que acha de proporcionar uma sensação relaxante e acalmar os nervos do seu paciente quando ele entrar no seu consultório? Ao exalar uma fragrância de camomila no ambiente, isso será possível.
Gengibre: o gengibre é um aroma muito estimulante, perfeito para animar o paciente que você atende logo pela manhã. Ele tem efeito fortificante e aumenta a energia corporal.
Eucalipto: o perfume do eucalipto revigora o organismo e age como descongestionante. É uma ótima escolha para proporcionar uma sensação diferente ao paciente.