O dentista estar presente no ambiente digital através de site e redes sociais aumenta a visibilidade do consultório e demonstra para o paciente que o profissional está atento às tendências.
As redes sociais aumentam a interação entre o paciente e o profissional e é uma excelente forma de interagir e esclarecer dúvidas, lembrando que nas redes sociais devem ser respeitadas as orientações do código de ética odontológico em relação à publicidade.
Além das redes já conhecidas, como Facebook e Instagram, a rede do momento é o TikTok.
Neste artigo vamos conversar sobre a rede social do momento e como o dentista pode utilizá-la.
Tiktok para dentistas
O Tiktok é uma plataforma gratuita voltada para produção de pequenos vídeos, com duração de até 15 segundos. O usuário grava o vídeo e pode editá-lo, inserindo diversos efeitos e trilha sonora.
É importante lembrar que cada rede social tem a predominância de um público específico.
Segundo as estatísticas, a maioria dos usuários do TikTok possuem de 16 a 24 anos, já que 41% dos usuários estão dentro desta faixa etária, mas isso não significa que o dentista não pode atingir outros grupos dentro do aplicativo.
Conheça algumas funcionalidades do TikTok:
- A rede apresenta vídeos com diferentes temas e especialidades;
- Cada vídeo pode ter até 15 segundos de duração, mas pode chegar até 1 minuto, se você conectar vários clipes;
- É possível enviar vídeos maiores feitos fora do aplicativo;
- Você pode fazer um dueto com outros usuários respondendo à outros vídeos; nesse caso a tela aparece dividida.
O dentista pode se beneficiar do TikTok através de conteúdos sobre as instalações do consultório e biossegurança, especialidade de atuação e dicas sobre saúde bucal.
É fundamental criar uma estratégia de conteúdo para aproveitar ao máximo as funcionalidades da plataforma e utilizar a ferramenta para fazer marketing odontológico.
Como o dentista pode usar o TikTok?
Apesar de ser um canal para divulgar serviços e especialidades clínicas, o TikTok e as demais redes também são uma ferramenta para conscientizar o público sobre a importância da saúde bucal.
É importante lembrar, segundo o código de ética odontológico, que toda publicidade deve constar o nome do profissional, inscrição no CRO e especialidade clínica.
O capítulo XV do código de ética detalha as normas para divulgação de serviços odontológicos, que também são válidas para o ambiente digital, incluindo as redes sociais.
Elaboramos algumas dicas para o dentista aproveitar ao máximo o TikTok:
- Estude as funcionalidades da plataforma e escolha a mais adequada para sua estratégia de comunicação;
- Escolha o tema de acordo com sua especialidade e público alvo;
- Caso encontre um conteúdo interessante e queira repostar, fique atento à esta regra do TikTok: escreva IB antes do @ do criador do conteúdo original’;
- Se relacione com os usuários: comente, curta e compartilhe;
- Use hashtags, lembrando de usar hashtags em português para se divulgar para o público correto;
- Crie vídeos se apresentando e apresentando sua equipe, para criar mais confiança com o usuários;
- Aborde temas variados, como biossegurança, instalações do consultório, dúvidas mais comuns sobre a odontologia e dicas rápidas sobre saúde bucal.
Aproveite estas dicas e use o TikTok como mais uma ferramenta para divulgar seu consultório!
Quer saber mais sobre marketing odontológico? Siga a Dentalclean PRO nas redes sociais.