Saiba como tratar a hipersensibilidade dentinária

A hipersensibilidade dentinária ocorre devido ao desgaste do esmalte ou do cemento, causando dor ao ingerir alimentos frios, quentes, doces ou ácidos.

A exposição da dentina pode ocorrer em qualquer face dental, sendo mais comum na área cervical da superfície vestibular. Os dentes mais afetados são os caninos e os pré-molares.

É um quadro muito comum no dia a dia do consultório e segundo a literatura, 1 a cada 6 pessoas apresentam este quadro clínico, com prevalência em pacientes do sexo feminino entre 30 a 40 anos.

A sintomatologia dolorosa está relacionada à exposição da dentina e a abertura dos túbulos dentinários.

O que é sensibilidade dentinária?

A hipersensibilidade dentinária é uma dor transitória caracterizada por uma sensibilidade intensa da dentina causada por estímulos táteis, térmicos e químicos.

Ocorre devido à exposição dos túbulos dentinários. reduzindo o limiar de dor do paciente.

A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas da polpa dentária. É uma dor curta e aguda, ocorrendo somente durante a aplicação do estímulo.

Pode ser estimulada por diversos fatores, como por exemplo:

• alimentos quentes;
  • alimentos frios;
  • alimentos ácidos;
  • doces;
  • higiene bucal (devido à exposição dentinária)

É importante  o  dentista realizar a anamnese odontológica para detectar as situações onde a dor é exacerbada, como por exemplo ao ingerir qual tipo de alimento, dor ao mastigar ou quando o paciente realiza a higiene bucal.

Através da anamnese, exame clínico e radiografias, o dentista realiza diagnóstico diferencial.

Há diversas situações clínicas que causam sensibilidade dentinária, como  por exemplo cáries, restaurações infiltradas, fraturas coronárias, trauma oclusal e problemas endodônticos.

O que causa a hipersensibilidade dentinária?

A exposição dentinária pode ocorrer devido as seguintes situações:

• retração gengival;
  • perda óssea;
  • trincas dentais;
  • bruxismo;
  • abrasão;
  • erosão;
  • atrição;
  • abfração;
  • refluxo gastroesofágico;
  • ingestão de alimentos ácidos;
  • uso de dentifrícios abrasivos.

A identificação da etiologia é fundamental para o dentista realizar o tratamento adequado e orientar o paciente sobre a importância da mudança de hábitos.

A diminuição da ingestão de alimentos ácidos, o uso de dentifrícios não abrasivos e de escova dental com cerdas macias auxiliam na manutenção do tratamento para sensibilidade dental.

Como tratar a hipersensibilidade dentinária?

O tratamento da sensibilidade dentinária  é feito através da identificação do problema que causou a sensibilidade, para remover o fator etiológico e tratamentos para diminuir o dano causado pelo desgaste do esmalte e/ou cemento.

O tratamento no consultório visa a obliteração dos túbulos dentinários ou a estimulação da produção de dentina reparadora, conforme a origem da patologia.

O tratamento para sensibilidade dental pode ser feito através de:

• uso de anti inflamatório;
  • uso de agentes dessensibilizastes;
  • aplicação de verniz fluoretado;
  • restauração das áreas que perderam esmalte (com ionômero de vidro ou resina composta);
  • laserterapia;
  • cirurgia periodontal para cobertura da raiz exposta.

A manutenção do tratamento pelo paciente é  feito através de:

• mudança de hábitos alimentares;
  • uso de escova dental de cerdas macias;
  • uso de dentífricos com flúor;
  • uso de dentífricos dessensibilizastes;
  • uso de enxaguante bucal com flúor.

A mudança de hábitos do paciente e o acompanhamento clínico são fundamentais para o sucesso do tratamento odontológico para sensibilidade dental.

Aqui no site da Dentalclean PRO você encontra uma linha completa de escovas, antissépticos bucais e géis dentais para manutenção do tratamento para hipersensibilidade dentinária.

Clique aqui para conhecer!